external image mundomelhor.gif

Cidadania

=(cidadão + -ia)
Cidadania é uma qualidade de cidadão.

Cidadão

=(cidade + -ão)
    • 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado livre.
    • 2. Habitante de cidade.
    • Fem.: cidadã ou cidadoa (pejorativo).
    • Pl.: cidadãos.

Que estranha definição! Não existem deveres, só direitos... Dá que pensar.
Formação Cívica é uma das preocupações na escola portuguesa, no currículo do Ensino Básico, e o seu objectivo principal será "formar cidadãos livres". Cidadãos como indivíduos no gozo dos direitos civis e políticos de um estado livre.

Desenvolver o indivíduo, enquanto animal social, não pode ser só um dever da Escola que já tanto contribui dentro de variados tipos de limites.
external image sala_aula.gif
A Formação Cívica deveria começar em casa! Se assim não for, quando chegar a idade da escola já é tarde. A herança que todos trazemos do nosso ambiente familiar influencia a promoção da cidadania necessária a um crescimento sustentável da sociedade.

A regulação da vida em sociedade aprende-se no primeiro contacto com a primeira sociedade: a família. Essa não é uma escolha do indivíduo, mas é lá que se aprenderá o canto para o resto da vida. Contudo, ao longo da vida terá oportunidade de reforçar esses conceitos de múltiplas formas: leitura, filmes, música, notícias, entre outros.

Uma educação para a Cidadania, é uma educação para o indivíduo enquanto ser social. Tal não significa moldar, mas ajudar a definir o carácter, a encontrar uma identidade no respeito pelo outro. Essa definição de carácter não se consegue sem a existência, também, de modelos de identificação. Encontrar o "com o quê e com quem me identifico" é essencial para ir encontrando e construindo uma identidade.

Há uma questão fulcral, sem a qual não há hipótese de uma cidadania saudável: a questão dos direitos e dos deveres universais.
Veja-se, a propósito:
http://www.canalkids.com.br/diversao/tvdivershow/cid_transito.htm













É sem sombra de dúvida um desafio sem antecendentes este de nos transformarmos em Links entre o conhecimento e a produtividade.
Como se pode educar para a cidadania numa sociedade que fecha os olhos às mentiras daqueles em quem deveríamos confiar? Veja-se e aceite-se o desafio de comentar esta notícia
citacao25JAN.jpg
E pergunte-se como pode uma escola destas, descrita por Henrique Mendes in Expresso, educar para a cidadania?

AUTO_ivan_etica.jpg

image0011.jpg


Muitos foram os que ao longo do tempo tentaram perceber e dar resposta a este processo que está em contínua transformação. E nós? que testemunho deixaremos?